Imagem capa - AS MELHORES DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER O BUQUÊ DE NOIVA IDEAL PARA O SEU CASAMENTO por Marco Almeida

AS MELHORES DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER O BUQUÊ DE NOIVA IDEAL PARA O SEU CASAMENTO


Engana-se quem pensa que o buquê é apenas um acessório para compor o visual da noiva. Escolher o buquê ideal para você pode fazer diferença no sucesso do seu look, por isto separamos algumas dicas para ajudar nesta escolha tão importante.



As flores simbolizam alegria e fertilidade, e há vários anos era costume as pessoas darem flores para as noivas durante o caminho até a igreja, e essas flores iam formando um buquê. Daquela época até agora muita coisa mudou, e hoje o buquê de noiva demonstra sofisticação, romantismo, beleza, alegria, dependendo das flores e modelo que você escolher.






- Como escolher a cor do buquê de noiva



Vamos começar pelo que você não deve usar? Existe praticamente uma unanimidade entre os especialistas: jamais faça o seu buquê com a mesma cor e as mesmas flores da decoração. O buquê pode combinar e harmonizar com a decoração se você quiser, mas não deve ser igual. O buquê da noiva deve se destacar de forma especial, e não parecer só um pedaço da decoração.



Então como escolher a cor ideal? Você tem várias possibilidades, como por exemplo combinar com o sapato. Um sapato azul, por exemplo, combina com um buquê em tons de azul ou mesmo com um buquê vermelho, que é a cor complementar do azul. Já um sapato branco, por exemplo, por ser neutro, combina com todas as cores.





Outra forma de escolher a cor do seu buquê é harmonizar com a pele, olhos, cabelo e maquiagem. Por exemplo, para noivas loiras e muito claras, o ideal são tons de branco e pastel.





Para as noivas ruivas, o ideal são cores fortes e até mesmo tons alaranjados.




Para as noivas morenas, o que mais favorece são cores vivas, como o amarelo. Além disto, é importante combinar os tons do buquê com os tons do batom e da maquiagem. Mas lembre-se: nada disto são regras! Uma morena pode usar flores brancas e uma loira pode usar flores vivas se achar que ficou bom. Bom senso e sensibilidade são tudo na hora da escolha.




Algumas noivas escolhem também pelo significado da cor de cada buquê. O azul, por exemplo, simboliza harmonia na vida do casal.

INSCREVA AQUI AGORA PARA RECEBER O SIGNIFICADO DAS CORES DOS BUQUÊS




Algumas pessoas indicam cores mais claras e neutras para casamentos durante o dia e cores vivas e fortes para casamentos durante a noite. O mais importante é que o conjunto todo fique bem harmônico.







- Como escolher o modelo do buquê de noiva


Existem vários modelos e cada um fica melhor com um tipo físico ou um tipo de vestido, mas novamente vale o que falamos antes: não existe uma regra fixa, o importante é escolher o buquê dos seus sonhos.


Buquê de noiva redondo


Consiste em um buquê redondo como uma bolinha ou um arredondado mais solto (não tão certinho). Pode ser grande ou pequeno. Este é, sem dúvida, o modelo mais tradicional. É o preferido das noivas clássicas, é atemporal e um verdadeiro coringa, pois é versátil e combina com todos os tipos de vestido e estilos de casamento. As noivas mais altas, porém, devem carregar um arranjo maior e as baixinhas um mais compacto. Do contrário, ele parecerá desproporcional.
Com bastante volume, pode ter adereços, e bastante flores. Normalmente é feito de rosas ou camélias ou de flores misturadas, pode ter folhas verdes na base. É levado na frente do corpo.








. Buquê de noiva em cascata

O buquê de noiva em cascata proporciona uma forte sensação de leveza e elegância. Os ramos mais longos das flores “caem” para frente, como se fossem uma cachoeira ou cacho de uva. Sofisticado, ele fica lindo com um vestido estilo princesa, com muito volume e um longo véu, ou com vestidos corte sereia, reto ou império. É perfeito para casamentos de noite. Mas tome cuidado, pois como ele é muito comprido, pode te achatar. Assim, se você for mais baixinha, evite-o ou escolha uma cascata pequena. Super indicado para as noivas Plus Size pois alonga a silhueta.



. Buquê de noiva estilo braçada ou Miss

O buquê de braçada é o mais difícil de usar, pois a noiva deve ter uma estatura e porte altivo para ele não “pesar” no visual. Normalmente é de tulipas, copo de leite, antúrios, boca-de-leão ou lírios. Se for de rosas, o caule deve ser revestido com uma fita. Se for de lírio, peça à florista que retire o pistilo para que o pólen não suje o vestido. O buquê de braçada é carregado de uma forma diferente: é levado na lateral do corpo, segurando pelo caule, com as flores viradas para trás, dando um ar mais informal e despojado. Combina com noivas modernas e estilosas e é indicado, especialmente, para cerimônias durante o dia, pois dá um ar bucólico. Ideal para vestidos de corte em A, império, princesa ou reto de saia caída, e especialmente para noivas altas.



. Buque de noiva assimétrico

O buquê assimétrico é o oposto do redondo: uma combinação de flores e folhagens dispostas de maneira desorganizada e assimétrica, sem no entanto perder a harmonia. Os modelos grandes caem muito bem em noivas mais altas. Para as mais baixas, os menores são perfeitos. O buquê assimétrico é o mais escolhido para cerimônias realizadas ao ar livre, e por noivas modernas e que querem um visual despojado. Combina com todos os tipos de vestido e pode ser usado por todas as noivas pois combina com todo tipo de silhueta.



- Acessórios para customizar o buquê de noiva

Se quiser, você pode adicionar elementos para personalizar seu buquê e dar um toque a mais, desde que combine com o seu look.







- Como escolher o tamanho ideal do buquê de noiva


Não existe um tamanho certo, e sim o ideal para cada noiva, de acordo com seu porte, seu vestido, seu cabelo e o local da cerimônia. Deve de preferência não ser maior que sua cabeça, para não chamar mais atenção do que seu rosto. O tamanho ideal também deve ser proporcional ao tipo físico da noiva. Mulheres altas pedem um buquê maior, mulheres  baixinhas pedem um mais delicado. O caule deve ser alinhado ao tamanho do anti-braço para não ficar para fora do corpo. Da mesma forma, o buquê deve ser alinhado ao tamanho da cintura da noiva, para que não fique nem pequeno nem grande demais. Além disto, é importante observar se o buquê não vai cobrir algum detalhe importante do vestido. Outra dica é que casamento em pequenas capelas pedem um buquê mais delicado para não contrastar muito com o local. Ao contrário, se o casamento for em uma catedral, pode abusar do tamanho do buquê, desde que respeite o seu tipo físico.








- Como escolher as flores para o buquê de noiva


Flores são sempre lindas e existe uma variedade incrível de opções, mas se possível evite as de perfume muito forte, pois podem acabar incomodando a noiva durante a cerimônia. Evite também flores delicadas demais, como hortências e violetas. 



E sempre que possível, escolha flores da época do ano em que for se casar, assim encontrará as flores com mais facilidade e a um preço bem menor.





Algumas noivas optam por flores artificiais ou de tecido, o que também pode ser uma opção bonita.





- Como segurar o buquê de noiva?


Se o seu buquê for redondo ou cascata, o correto é segurar junto ao corpo, colocando sua mão encostada ao osso do quadril. Isso deixará sua mão mais firme na hora de andar e ajudará a manter o buquê na altura certa.



Se seu buquê for estilo braçada, você deve deixar os caules na mão e as flores apoiadas no antebraço.



- Dicas finais


. Ao receber o seu buquê, guarde na gaveta de verduras da geladeira até pouco antes da cerimônia. Isto ajudará a mantê-lo bem bonito e viçoso

. Se você não quiser se desfazer do seu buquê, o melhor é encomendar um buquê reserva para jogar para as convidadas.
Algumas noivas optam por jogar um dos minis buquês das daminhas, mas atenção a isso, pois a daminha pode ficar triste de perder o seu buquê. Talvez a ideia de um buquê reserva para jogar seja a melhor escolha.


. Mais do que seguir modismos, é importante escolher algo que você realmente goste e que vá olhar daqui há vários anos e continuar amando. Isso é o que vale! Afinal, o buquê perfeito é aquele com que a noiva sonha...


E agora mais algumas fotos para inspirar você:






















Gostou das dicas? Achou legal saber como escolher seu buquê ideal?

Tem dúvidas, dicas ou sugestões de matérias para o blog? Deixe nos comentários abaixo.


E se ainda não tiver fotógrafo para seu grande dia, me chame pelo Whatsaap clicando aqui ==>


e vamos conversar, será um prazer fazermos juntos as fotos do seu casamento.